AECIPP participa de lançamento de ações imediatas Pacto pelo Pecém
10 de julho de 2024Halleluya 2024: confira o esquema especial de trânsito e segurança para os cinco dias de evento
10 de julho de 2024A ArcelorMittal Pecém é uma unidade do Grupo ArcelorMittal do segmento de aços planos
localizada em São Gonçalo do Amarante, no litoral do Ceará, no Nordeste brasileiro.
A unidade tem área construída de 5,71 milhões de metros quadrados e está instalada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE). Integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), próximo ao Porto do Pecém. Esses são alguns fatores que contribuem para a competitividade no mercado nacional e internacional.
A ArcelorMittal Pecém é certificada para a produção de aços de alto valor agregado (HAV), atendendo à indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil.
Gera mais de 20 mil empregos – entre diretos e indiretos – e desenvolve ações de responsabilidade social e desenvolvimento regional, como obras de infraestrutura e incentivo ao empreendedorismo local.
A unidade iniciou a produção de placas de aço em junho de 2016, tendo investido, desde o início, em tecnologias ambientais em busca dos melhores índices de reuso da água; reaproveitamento de resíduos sólido e aplicação da economia circular em coprodutos. Outras iniciativas ambientais são o cinturão verde e a produção de energia própria, a partir de gases do processo de produção de aço, o que lhe confere autossuficiência em energia elétrica, com a venda do excedente ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
ArcelorMittal Pecém em números:
- 100% reaproveitamento dos gases siderúrgicos para geração de energia limpa;
- 99% reaproveitamento dos resíduos sólidos do processo de produção de aço;
- 98,5% de taxa de recirculação de água;
- 550 tipos de aço ao carbono;
- 222 tipos de aço de alto valor agregado (HAV);
- R$ 3M aplicados no reflorestamento de 4,12 milhões de metros quadrados com mais de 300 mil arvores nativas plantadas;
- R$ 1B investidos em equipamentos de controle e monitoramento ambiental.
A ArcelorMittal Pecém alinha-se aos valores do Grupo ArcelorMittal, entre eles a Sustentabilidade. Uma planta operacional começa a ser ambientalmente segura quando a operação é eficiente.
A produtora de aço conta com 55 sistemas de controle de emissões atmosféricas para preservar o meio ambiente e garantir eficiência para controle de emissões. Somado a isso tudo, é realizado o monitoramento 24 horas por dia, 365 dias por ano e constante treinamento dos operadores, que fazem estes resultados serem concretos. São seis estações de monitoramento de qualidade do ar instaladas pela produtora de aço. Esse monitoramento complementa os mais de 40 mil dados gerados por ano pela ArcelorMittal Pecém sobre as condições de seus processos industriais, da eficiência dos equipamentos de controle ambiental e do respeito aos padrões legais.
Com a termelétrica a gás, 100% dos gases produzidos no processo de produção de aço são transformados em energia elétrica. Ou seja, os gases produzidos na fabricação de coque, ferro-gusa e do próprio aço são consumidos nas caldeiras da termelétrica, transformando a água em vapor que aciona os turbogeradores da termelétrica da ArcelorMittal Pecém.
A produtora de aço adota processos e equipamentos de última geração para que os resíduos sólidos gerados tenham gestão e destinação adequada. Como resultado, a empresa consegue o reaproveitamento de 99% dos resíduos sólidos gerados. Conta com solução para tratamento de coprodutos (materiais gerados na produção que não são aço ou energia, mas têm valor agregado) únicos no Brasil, como o BSSF – Baosteel’s Slag Short Flow, que granula a escória de aciaria e abre novas aplicações para o material.
A ArcelorMittal Pecém é uma das únicas produtoras de aço do Brasil a limpar os gases de Aciaria a seco, ou seja, sem a utilização de água. A Aciaria gera um gás, durante o sopro de oxigênio no convertedor, chamado LDG. Esse gás é captado durante o processo, passa por um sistema de lavagem a seco, efetuando seu resfriamento e limpeza. Após o tratamento desse gás, ele é utilizado para geração de energia. O sistema de limpeza a seco do gás promove redução do consumo de água e elimina a geração de lama de Aciaria.
Fauna e Flora
Em sintonia com o seu posicionamento sustentável, a empresa recuperou 2,06 milhões de metros quadrados da Estação Ecológica do Pecém, 1,91 milhões de metros quadrados da área interna da empresa e mais 150 mil metros quadrados da Lagoa do Bolso, totalizando 4,12 milhões de metros quadrados de reflorestados com o plantio de 320 mil mudas. A área total recuperada equivale a 412 campos de futebol.
Além disso, a unidade Pecém instalou um Banco de Sementes, também conhecido como Banco de Germoplasma, no Parque Botânico do Estado do Ceará, em abril de 2013. O equipamento é estratégico para a realização de pesquisas para a conservação de espécies nativas, o que potencializa a produção de mudas certificadas que podem ser utilizadas em programas de reflorestamento.
Outra ação executada foi a instalação de uma xiloteca. Numa iniciativa para a valorização da flora cearense, foram separadas amostras de discos de madeira da região, durante o processo de supressão vegetal no terreno da usina. Das 360 amostras, 90 foram catalogadas e passaram a formar uma coleção botânica com dinâmica semelhante a um herbário, contendo informações como coletor, procedência e descrição.
O balanço final aponta 89 espécies da fauna identificadas na região. Hoje, a Estação Ecológica do Pecém, por exemplo, é uma área protegida aberta à visitação por escolas, universidades e comunidade em geral.