Mônica Salgado sobre GloboNews: “Parece um stand up, uma piada”
4 de julho de 2024ArcelorMittal Pecém registra aumento de 34% nas exportações e produção de 21,4 milhões de toneladas de placas de aço
4 de julho de 2024O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional anunciaram, nesta quinta-feira (4), em uma decisão conjunta, a implementação de novas regras para o Open Finance. A mudança tem como objetivos principais a simplificação do processo de pagamento com Pix, a ampliação do número de instituições participantes e a definição de uma estrutura de governança permanente para o Open Finance.
Com a nova regulamentação, a jornada de iniciação de pagamentos com Pix será simplificada, reduzindo etapas nos pagamentos online. Além disso, será possível realizar pagamentos por aproximação utilizando o Pix, o que permitirá que os usuários efetuem transações sem precisar acessar o aplicativo de sua instituição financeira, diretamente por meio de e-wallets ou carteiras digitais.
Leia também1 Laudo revela causa da morte de Golden Retriever em voo da Gol
2 Revista exibe andador e pede que Biden desista de candidatura
3 Luto: Irmã de Adriana Bombom é encontrada morta dentro de casa
4 Governador de SC organiza jantar com Milei e Bolsonaro
5 Equipe de reportagem do SBT fica ferida após caminhão explodir
Outra alteração importante é a ampliação do escopo das instituições que deverão integrar o ecossistema do Open Finance. Agora, a exigência de participação se estenderá a instituições financeiras relevantes em áreas como investimentos e operações de câmbio. Com essa inclusão, a expectativa é que cerca de 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN) sejam beneficiados pelas novidades do Open Finance.
O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança para o Open Finance. Essa estrutura terá personalidade jurídica e uma organização própria, o que deverá acelerar o desenvolvimento do sistema.
De acordo com o BC, a Open Finance já proporciona diversos benefícios aos consumidores brasileiros, como a utilização de agregadores e gerenciadores financeiros, acesso a crédito mais barato, facilidade na portabilidade de crédito e salário, economia com cheque especial e melhores oportunidades de investimento.
Com a evolução do Open Finance, as instituições financeiras deverão lançar Super Apps, que consolidarão todas essas soluções e informações em um único aplicativo, tornando a experiência do usuário ainda mais prática e permitindo a oferta de novos produtos e serviços financeiros.
PLENO NEWS