Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 121,3 milhões; veja os números
2 de julho de 2024Senado aprova marco legal do hidrogênio de baixo carbono
3 de julho de 2024O Complexo do Pecém e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) firmaram um memorando de entendimento em Portugal com o objetivo de fomentar a cooperação entre as duas instituições, especialmente em questões de sustentabilidade. O acordo, assinado na última sexta-feira (28), pretende estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis e atrair investimentos estratégicos para promover a política industrial, em parceria com setores como agronegócio, combustíveis sintéticos e hidrogênio verde.
O memorando foi firmado no âmbito da Global Gateway, uma estratégia europeia lançada em dezembro de 2021 para promover conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, de energia e transportes, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris. A Global Gateway planeja investir 300 bilhões de euros até 2027 em cinco pilares estratégicos: setor digital; clima e energia; transporte; saúde; e educação e pesquisa.
“Essa aliança com Sines vai fortalecer a estratégia de integração do Pecém com a União Europeia, ampliando o acesso dos empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém a mercados europeus e financiamentos do Global Gateway para projetos do Hub de Hidrogênio Verde e da Transnordestina”, destacou Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém.
José Luis Cacho, presidente da APS, enfatizou que “as parcerias estratégicas, como as que estabelecemos hoje, trazem vantagens competitivas para o Porto de Sines e para o país, promovendo o comércio do Brasil para a Europa e destacando Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para o continente, especialmente no setor agroalimentar e de matérias-primas críticas”.
António Vicente, representante da Comissão Europeia em Lisboa, também presente no evento, destacou que “chegar até aqui envolveu muito trabalho, mas ainda há muito a ser feito. A importância da conectividade entre países e continentes, especialmente na cadeia alimentar e à luz da incerteza atual, é crucial para promover a autonomia estratégica da União Europeia”.
A assinatura do memorando também contou com a presença de George Dantas, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).