Fortescue vai “antecipar” investimento para H2V no Pecém
17 de julho de 2024Ministério de Minas e Energia projeta 516 mil novos empregos até 2050 com energia eólica offshore
19 de julho de 2024A empresa australiana Fortescue anunciou que as obras de terraplanagem da planta de hidrogênio verde (H2V) que será construída no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) devem começar até o fim deste ano.
Em comunicado, a empresa destacou que seu projeto no Pecém recebeu “o apoio da diretoria por meio da decisão antecipada de investimento e se encontra, neste momento, na fase de viabilidade”. No anúncio, o grupo ressaltou que o Projeto Pecém está entre os prioritários de seu portfólio no mundo, alinhado com o objetivo de descarbonização da indústria.
A unidade ficará no terreno da Zona de Processamento de Exportações do Ceará (ZPE Ceará).
De acordo com o comunicado, a Fortescue está trabalhando nas últimas definições e ajustes do projeto de engenharia, que serão importantes antes de iniciar a preparação da área da planta de hidrogênio verde, cumprindo com todas as normativas socioambientais. Além disso, a empresa está discutindo com atuais e possíveis fornecedores detalhes do projeto para, assim, seguir avançando com a contratação de serviços e produtos locais necessários para seu desenvolvimento.
Conforme o cronograma, as seis empresas com pré-contratos assinados devem tomar suas decisões finais até 2026 para iniciar a produção no final de 2027.
FOCUS.JOR